Avançar para o conteúdo principal

Profª Livia Kohn em Lisboa

Sábado, 17 de Março 2018, às 17h

DAOISMO E ECOLOGIA

Palestra Aberta com a Profª Livia Kohn

Entrada livre, sujeito aos lugares disponíveis

Lisboa, Museu Nacional de História Natural, Sala Vandelli
(Rua da Escola Politécnica, 58)

Organização:
ADP - Associação Daoista de Portugal
LICA - Linha de Investigação Cosmovisões da Ásia (Universidade Lusófona ULHT)

O Daoismo, com uma profunda reverência pela Natureza, integra plantas e animais numa coexistência abrangente. Tudo é visto como interligado num padrão natural de complementaridade, descrito em termos de yin e yang (activo e em descanso, quente e frio, etc.). Os Daoistas propõem a fusão com o Dao, ou seja, o regresso a una harmonia orgânica, uma ordem naturalmente estável e homeostática que surge espontaneamente a partir de ajustes mútuos entre muitos elementos e forças existentes num dado sistema.
Cada parte do universo Daosta é único, e cada padrão é novo e específico. Interagir com este mundo multifacetado requere tolerância, integridade e respeito, fortemente expressos no conceito de não-interferência ou não-acção (wuwei). O que significa ter consciência da interdependência de todas as coisas e implica agir da forma mais adequada de acordo com cada circunstância.
Uma forma fundamentalmente diferente de perceber a realidade, a proposta Daoista abre novas perspectivas também para a ciência e a tecnologia, para deixarem de ser vistas como dominantes, sendo antes servidores da humanidade, contribuindo para a riqueza de toda a vida.

Inscrições:



Domingo, 18 de Março das 14h30 às 16h30

O PODER DO ESPÍRITO: Física Moderna e Kinesiologia Aplicada

Workshop com a Profª Livia Kohn

Entrada livre, no limite dos lugares disponíveis 

Lisboa, Local a confirmar

O Espírito é o aspecto mais subtil do Qi, poder puro e primordial do universo que nos liga à raíz da criação e nos permite abrir para o estado último da perfeição. No Daoismo é descrito tradicionalmente como movendo-se mais rápido do que a velocidade da luz, fluindo através das nossas vidas como "espírito da consciência". Mediado pelo coração-mente, tende a ser obscurecido pelas paixões e emoções. Na sua expressão individual, relaciona-se com os conceitos de "natureza inata" e "destino", sendo também distorcido por superposições artificiais como o são julgamentos e crenças.
A física moderna descreve o espírito como um estado de energia de simetria unitária especial, envolvendo um número infinito de fios (ou cordas) infinitesimais envolvidas em contínuas transformações integradas. Dominante num estágio anterior da evolução cósmica, é subjacente a toda a realidade conhecida e pode ainda ser acedido pelas pessoas nos dias de hoje. Além disso, o espírito pode ser medido e modificado com a ajuda da kinesiologia comportamental, que usa testes musculares para aceder à mente subconsciente e abre caminho para uma realização mais elevada.

Inscrições:
https://goo.gl/forms/Uml7yJWKrvNGyup42



Domingo, 18 de Março das 17 às 19h

COMO FUNCIONA A VISUALIZAÇÃO: O Sorriso Interior e a Biologia das Células

Workshop com a Profª Livia Kohn

Entrada livre, no limite dos lugares disponíveis

Lisboa, Local a confirmar

A Visualização é o uso activo e intencional de imagens para alterar ou transformar mente e emoções. Podem ser cores, objectos estáticos, sequências. A Visualização é a principal forma de meditação Daoista tradicional, com foco central nos cinco órgãos internos. Fontes mais antigas remontam ao Comentário ao Daode Jing, de Heshang Gong, um manual de prática relacionado com o Taiping Jing, e ao Daoyin Jing. Dentro da tradição do Daoismo Shangqing, a Visualização pode assumir a forma de divindades  do corpo, tal como descrito no Huangting Jing. Na Alquimia Interna, é uma prática preparatória; no Daoismo contemporâneo aparece predominantemente como Sorriso Interno. Todos os modos têm em comum o uso de cores, a transformação de emoções e identidade, assim como grandes efeitos na saúde física. 
Como funciona?
O uso da cor relaciona-se com a cromoterapia, uma forma de direccionar energia de determinado comprimento de onda para zonas específicas do corpo, eficaz em tratamentos de cancro, desenho de interiores, publicidade. Os benefícios da visualização para a saúde e o Ser relacionam-se com a biologia das células e a epigenética, que é o estudo dos mecanismos moleculares pelos quais o ambiente controla a actividade genética. Enviamos impulsos cerebrais para as nossas células - através de padrões de reacção instintiva, de padrões subconscientes e automáticos, ou comandos conscientes - assim activando-as de acordo com o estímulo. Quanto mais relaxado e tranquilo e estímulo, maior e mais positiva a resposta, assim optimizando saúde e bem-estar. A prática da visualização Daoista aumenta assim a resistência imunitária e melhora a saúde, liberta tensões e abre caminho para a felicidade e a abundância ilimitadas.

Inscrições:



Profª Livia Kohn
Livia Kohn, Ph.D., é Professora Emérita de Religião e Estudos do Leste Asiático na Universidade de Boston. Autora ou editora de mais de 40 livros, vive actualmente na Flórida, sendo editora executiva do "Journal of Daoist Studies". 
Organiza e orienta workshops e conferências

Mais informações:
tel. 91 814 2886 / 91 289 8448


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Templo Lao Zi

Hoje o Templo LaoZi, em Lisboa, celebra o seu 6º aniversário!

Aqui ficam alguns momentos do maravilhoso Retiro Daoista de Verão deste ano 2023.

Sob o tema “Voltar a Rir: o sorriso interior, harmonia universal”, vivemos dias intensos e luminosos de pura transformação num desvelar espiritual de retorno à origem. Assim, pelo estudo e recitação dos Clássicos, pelas práticas em movimento, alquimia interna e medicina Daoista, todos experienciaram o contentamento que brota do coração aquietado. Sempre sob a orientação, cuidado e olhar atento do Mestre José Barreno, pudemos limpar e clarear o coração-mente e assim religar o corpo espiritual ao físico. Pela entrega e confiança, imensa gratidão a todos os que participaram! No próximo Verão há mais - podem já deixar reservado o primeiro fim de semana de Agosto. Aqui ficam alguns testemunhos: “Grata por fazerem parte do meu caminho e por me ajudarem a esvaziar para que me possa encher do essencial...de Vazio.” “Um enorme bem haja por tudo. Por cada momento, por cada olhar atento, por cada pormenor invisível que nos escapa por entre os dedos, pelo enorme coração que partilham conosco... Po

Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan, Beijing

A Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen,  foi fundada durante a Dinastia Jin (1115-1234) por Wang Chongyang.  Três templos ancestrais são considerados os principais templos da Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen : - Templo da Longevidade de Chongyang,  Chongyang Wanshou Gong,  localizado na província natal do fundador da Escola da Realidade Verdadeira Quanzhen , na provincia de Shaanxi. Foi aqui que Wang Chongyang escavou um buraco no chão, onde viveu durante nove anos, para se auto-cultivar e alcançar a imortalidade. (ver post anterior, acerca das Comemorações do 900º aniversário do Patriarca Wang Chongyang) - Templo da Longevidade do Grande Chunyang,  Da Chunyang Wanshou Gong,  conhecido como Templo da Eterna Felicidade,  Yongle Gong,  na província de Shanxi. Daqui é originário o imortal Lü Dongbin, aliás Chunyang, quem transmitiu a Wang Chongyang os conhecimentos dos rituais Daoistas. - Templo da Nuvem Branca,  Baiyun Guan,  em Beijing. Qiu Chuji, discípulo de Wang

Retiro Daoista de Verão 2022

 Entre 25 e 28 de Agosto decorreu o 11º Retiro Daoista de Verão! Ao longo dos 4 dias trabalhámos no tema proposto, "Nutrindo a Paz Interior, Contribuir para um Mundo mais Pacífico", através de práticas, palestras, leituras, tempos de reflexão e de conversa. Assim, orientados pelo Mestre Barreno, em conjunto pacificando o coração-mente e praticando o mesmo, comendo o mesmo, respirando o mesmo, se desenvolve um sentido de comunhão e unidade profunda, ressoando em cada um uma frequência vibratória pacífica e pacificadora que se estende muito para além deste espaço-tempo. Aqui ficam algumas imagens!

Da medicina dos tempos imemoriais

    Pequena Introdução ao Capítulo I do Huang Di NeiJing Su Wen: Shang Gu Tian Zhen Lun 上古天真論 Da medicina dos tempos imemoriais   Por José Barreno     Os ancestrais dizem: o filho do Homem não pode ser ignorante em relação à medicina. É contrário à sua própria ascendência. Para se começar a estudar medicina, deve-se começar pelo estudo dos clássicos médicos. O Huang Di Nei Jing 黃帝内經 , comumente conhecido como o clássico da medicina interna do Imperador Amarelo, é a primeira obra-prima dentro desta classificação literária e a sua suposta autoria atribuída a Huang Di 黃帝 , o imperador amarelo e o ancestral da civilização chinesa e do daoismo. Por mais de 2000 anos, este Clássico cultivou gerações que o usaram não só para governar, mas também para tratar as doenças que afetaram a humanidade, ao longo dos milénios. Wang Bing, um médico famoso da dinastia Tang e cuja recompilação do clássico é aquela que mais utilizamos no Ocidente, dizia dele que: “É o ancestral do ta