Avançar para o conteúdo principal

Projecto Solidário da ADP nas 1as Jornadas de Cultura e Medicina Tradicional Chinesa

A Associação Daoista de Portugal esteve presente nas 
1ª Jornadas de Cultura e Medicina Tradicional Chinesa, organizadas pelo IMT, 
que tiveram lugar no passado dia 20 de Setembro na Faculdade de Ciências.
Foi uma honra estar presente e ter a oportunidade de falar e partilhar um pouco do Projecto Solidário, que nos é tão caro.




Publicamos aqui na íntegra o discurso apresentado nesta ocasião:


Programa de voluntariado com populações desfavorecida:
Projecto Solidário da Associação Daoista de Portugal


Estimados membros do painel, convidados e participantes, Senhoras e Senhores,
muito boa tarde. 

A Associação Daoista de Portugal foi criada em 2010, sendo o seu principal propósito a divulgação do Daoismo em todas as suas vertentes.
 Acreditamos que, através das práticas Daoistas, o desenvolvimento harmonioso de cada um é possível, contribuindo para a Cooperação e o Desenvolvimento pela Paz, Harmonia e Tranquilidade de todos os Seres.

A Associação desenvolve o seu trabalho de dar a conhecer e aprofundar vários aspectos do Daoismo, desde a filosofia às artes energéticas e artísticas, enfim, os vários campos do saber Daoista, nomeadamente a Medicina Chinesa.

No campo da Medicina Chinesa e da Saúde, houve, desde o início, a necessidade de um espaço onde sócios, familiares, amigos e conhecidos, pudessem usufruir de um serviço de Medicina Chinesa, combatendo a doença, reforçando a prevenção mantendo a saúde e o bem-estar.
Assim, graças à motivação de todos os sócios, surgiu o Projecto Solidário da Associação Daoista de Portugal.

Tendo em conta que a MTC é uma terapêutica dispendiosa para o utente, propôs-se um serviço dirigido à população mais carenciada, ao qual os sócios aderiram muito rapidamente. Este é um serviço voluntário com tendência à gratuidade, que subsiste graças à generosidade dos sócios da ADP, que contribuem com as suas quotas e donativos, permitindo manter o serviço em funcionamento, bem como graças ao trabalho e empenho de todos os técnicos envolvidos, que exercem na ADP a título gracioso.

De acordo com as regras de funcionamento da Associação, são os próprios sócios que recomendam este serviço àqueles que entendem serem mais necessitados dele. Recorrem assim ao serviço de Medicina Chinesa da  ADP tanto os sócios e seus familiares, como todos aqueles que não reúnem condições financeiras para um tratamento completo em clínica privada.

Gostaríamos de realçar que os números médios de consultas têm vindo claramente a aumentar ao longo destes anos que levamos de existência, e que os casos clínicos são cada vez mais diversificados.

Desde enxaqueca, rinite alérgica, dor lombar e problemas digestivos às insónias, depressões, doença de Crohn, hemiplégia ou sequelas de AVC, sem esquecer os pacientes oncológicos e tantos outros, especialistas e estagiários deparam-se com uma grande variedade de casos, colocando desafios aos quais todos têm respondido de forma muito positiva. 

Este Projecto permite portanto, como referido, admitir estudantes para estágio. Neste serviço, o estagiário encontra-se face a uma realidade clínica exigente, e aprende a dominar as ferramentas que uma prática séria exige. O estagiário tem a possibilidade de acompanhar diferentes casos clínicos do início ao fim, sendo que o trabalho que lhe é pedido varia consoante as suas competências, e de acordo com a sua evolução vai também adquirindo novas responsabilidades.

Não é só para o estagiário que este projecto é um desafio. Por exemplo, recentemente, com o alargar de competências de cada especialista envolvido no projecto, tem crescido a capacidade e a necessidade de alargar o serviço ao tratamento de crianças, visto que esta procura tem vindo a aumentar. 

Por outro lado, estamos a estender este serviço a outras localidades do país, sendo que temos neste momento dois Centros em funcionamento, e outro em preparação -- todos eles em diferentes cidades. 
 Estas unidades surgem pela entrega e dedicação de alunos e estagiários que procuram alargar este serviço aos seus locais de residência. 

Graças aos seus esforços, e graças aos esforços dos sócios, que teimam em acreditar neste projecto, é possível desenvolver todo este trabalho.  E não me canso de referir também todo o trabalho voluntário desenvolvido por todos os especialistas e estagiários envolvidos, pela Presidente da ADP, Vanessa Sirvain, e pelo Prof. José Barreno, sem o qual nada disto existiria.

O objectivo do Projecto Solidário da ADP e deste serviço é tratar, claro, mas também propôr um programa de manutenção da Saúde, que inclui movimentos para a saúde, prática respiratória, alimentação.

Entendemos que, para haver eficácia na manutenção da saúde, tem de haver uma responsabilização do paciente pela sua própria saúde. Portanto, ao longo e no final de um tratamento, propõe-se um trabalho sobre a prevenção e a manutenção da saúde.

Entendemos que o papel pedagógico é muito importante, para não dizer fundamental.

Aliás, o sistema completo que é proposto na ADP inclui a Medicina Chinesa e a Acupunctura, mas também o Yang Sheng -- Práticas de Saúde e Longevidade Daoistas (e aqui incluimos Dao Yin, a integração com os ciclos da Natureza, a Alimentação, as Práticas Respiratórias, etc.) -- e ainda a Meditação para a tranquilização da Mente. 

Assim, uma pessoa que recorra à Medicina Chinesa, ao longo do tratamento, será instruída acerca de uma prática respiratória simples ou acerca de alimentação, consoante a sua necessidade; poderá ainda ser convidada a aprender as Práticas de Saúde e Longevidade ou a Meditação. Em muitos casos, é o próprio indivíduo que, à medida que recupera a Saúde, procura saber mais acerca de como preservá-la. 

No essencial, procura-se transmitir técnicas simples de manutenção da saúde, adequadas a cada pessoa, e que cada um possa pôr em prática no seu dia-a-dia, melhorando a sua qualidade de vida e a daqueles que o rodeiam.

Porque:

"Só aquele que tem vida
Que não é dura demais
Pode a vida apreciar."
- diz Lao Zi no capítulo 75 do Dao De Jing, aqui traduzido por Agostinho da Silva.

De acordo com o  Daoismo, a Saúde conduz à Harmonia, e

"Tudo o que puder ser alcançado, alcança-se através da Harmonia"
- diz o capítulo 10 do Dao De Jing, na tradução de João Reis. 


Este é, em linhas gerais, o trabalho que realizamos na ADP, cooperando e desenvolvendo, beneficiando sem prejudicar. 

Obrigada pela vossa atenção.

Ci bei .

(Discurso lido pela Vice-Presidente da ADP, Mariana Branco) 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Templo Lao Zi

Hoje o Templo LaoZi, em Lisboa, celebra o seu 6º aniversário!

Aqui ficam alguns momentos do maravilhoso Retiro Daoista de Verão deste ano 2023.

Sob o tema “Voltar a Rir: o sorriso interior, harmonia universal”, vivemos dias intensos e luminosos de pura transformação num desvelar espiritual de retorno à origem. Assim, pelo estudo e recitação dos Clássicos, pelas práticas em movimento, alquimia interna e medicina Daoista, todos experienciaram o contentamento que brota do coração aquietado. Sempre sob a orientação, cuidado e olhar atento do Mestre José Barreno, pudemos limpar e clarear o coração-mente e assim religar o corpo espiritual ao físico. Pela entrega e confiança, imensa gratidão a todos os que participaram! No próximo Verão há mais - podem já deixar reservado o primeiro fim de semana de Agosto. Aqui ficam alguns testemunhos: “Grata por fazerem parte do meu caminho e por me ajudarem a esvaziar para que me possa encher do essencial...de Vazio.” “Um enorme bem haja por tudo. Por cada momento, por cada olhar atento, por cada pormenor invisível que nos escapa por entre os dedos, pelo enorme coração que partilham conosco... Po

Templo da Nuvem Branca, Baiyun Guan, Beijing

A Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen,  foi fundada durante a Dinastia Jin (1115-1234) por Wang Chongyang.  Três templos ancestrais são considerados os principais templos da Escola da Realidade Verdadeira,  Quanzhen : - Templo da Longevidade de Chongyang,  Chongyang Wanshou Gong,  localizado na província natal do fundador da Escola da Realidade Verdadeira Quanzhen , na provincia de Shaanxi. Foi aqui que Wang Chongyang escavou um buraco no chão, onde viveu durante nove anos, para se auto-cultivar e alcançar a imortalidade. (ver post anterior, acerca das Comemorações do 900º aniversário do Patriarca Wang Chongyang) - Templo da Longevidade do Grande Chunyang,  Da Chunyang Wanshou Gong,  conhecido como Templo da Eterna Felicidade,  Yongle Gong,  na província de Shanxi. Daqui é originário o imortal Lü Dongbin, aliás Chunyang, quem transmitiu a Wang Chongyang os conhecimentos dos rituais Daoistas. - Templo da Nuvem Branca,  Baiyun Guan,  em Beijing. Qiu Chuji, discípulo de Wang

Retiro Daoista de Verão 2022

 Entre 25 e 28 de Agosto decorreu o 11º Retiro Daoista de Verão! Ao longo dos 4 dias trabalhámos no tema proposto, "Nutrindo a Paz Interior, Contribuir para um Mundo mais Pacífico", através de práticas, palestras, leituras, tempos de reflexão e de conversa. Assim, orientados pelo Mestre Barreno, em conjunto pacificando o coração-mente e praticando o mesmo, comendo o mesmo, respirando o mesmo, se desenvolve um sentido de comunhão e unidade profunda, ressoando em cada um uma frequência vibratória pacífica e pacificadora que se estende muito para além deste espaço-tempo. Aqui ficam algumas imagens!

Seminário: "Daoismo: a tradição milenar de Lao Zi", pelo Mestre Daoista José Barreno

 No passado sábado, 12 de Novembro, decorreu na Galeria Verney, em Oeiras, um seminário acerca de Daoismo, inserido no Curso livre "Sabedoria e Místicas Orientais", uma iniciativa da Universidade Lusófona - departamento de Ciência das Religiões em colaboração com a Câmara Municipal de Oeiras. Juntaram-se nesta tarde perto de 50 pessoas para ouvir os ensinamentos transmitidos pelo Mestre Daoista José Barreno, que com clareza trouxe conhecimento e esclarecimento acerca do Caminho.